terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Water for kids in Kibera - Agora é sua vez!

Finalmente o projeto "Water for kids in Kibera" esta pronto!

Vou explicar resumidamente pra quem cair de paraquedas aqui nessa postagem:
Estou trabalhando em Kibera que é, segundo algumas fontes, a maior favela do mundo localizada em Nairóbi, capital do Quênia. Nos primeiros dias de trabalho eu e a Valéria (parceira Colombiana) visitamos algumas escolas e percebemos que o maior problema que elas enfrentam é a falta de água. Falta água pra lavar as mãos, escovar os dentes, cozinhar e até beber. 
Visando ajudar essas escolas de uma forma sustentável nós criamos o projeto "Water for kids em Kibera" que tem o objetivo de comprar o equipamento necessário para coletar água de chuva. Desse modo além das escolas terem água sempre elas também economizarão o dinheiro que usavam pra comprar água e poderão investir em outras coisas, como por exemplo, comida. 

A primeira escola que vamos ajudar será "Fruitful Talent Center" (já falei sobre ela aqui nesse post) que é uma escola que precisa muito de ajuda porque sobrevive com o dinheiro da venda de artesanatos já que os alunos (dentre eles 25 órfãos que moram lá) não tem dinheiro pra pagar mensalidade (que normalmente custa cerca de 4 reais).
Essa escola usa 1.400 litros de água por semana, ou seja, em 3 meses (que é o máximo de tempo que fica sem chover por aqui) ela usa 16.800 litros de água. Então iremos comprar um tanque para armazenar a água com capacidade de 16.000 litros.

Nós fizemos o orçamento de quanto vamos precisar para o projeto e concluímos que a instalação de um tanque com essa capacidade de armazenamento custará 2.229 dólares americanos, pois só o tanque custa 2.000 e além dele teremos despesas como: cimento, areia e pedras (para construir uma estrutura aonde botar o tanque e prevenir que ninguém o roube), calhas, o transporte desses matérias e alguém pra trabalhar nessa construção. Nós iremos enviar hoje uma proposta formal para algumas grandes empresas de tanque pedindo 50% de desconto no valor do mesmo, porém ainda não saberemos se vamos conseguir ou não. 

Agora vem a parte mais importante do post: a parte em que você pode ajudar! 
Eu e Valéria sozinhas não temos dinheiro o suficiente para implementar esse projeto, então pensamos em fazer uma arrecadação de dinheiro nos nossos blogs onde amigos, amigos de amigos, família, desconhecidos, qualquer pessoa pudesse doar de acordo com seu possível para que juntos possamos fazer esse sonho se tornar realidade. 
Eu e Valéria pensamos muito sobre em qual conta seria melhor vocês fazerem a doação e chegamos a conclusão que é melhor que o dinheiro seja depositado na nossa conta pessoal porque assim é certeza que ele será administrado por nós e também porque se fosse depositado na conta da ONG em que trabalhamos muitas pessoas ficariam na dúvida de como funciona, já que seria uma transação internacional. Depositando na minha conta será uma transação nacional como outra qualquer.  Então as pessoas do Brasil depositarão na minha conta e as pessoas da Colômbia depositarão na conta da Valéria.
Estou muito esperançosa de que o projeto dê certo em pelo menos uma escola, porque se isso ocorrer serão cerca de 180 vidas mudadas pra melhor graças a nós! Quem puder doar qualquer quantidade, mesmo que seja 20 reais, não hesite em faze-lo. E quem não puder, lembre-se de que você pode ajudar divulgando esse post para seus amigos e fazendo a ideia se espalhar. 

Me comprometo a ser 100% transparente com todo o dinheiro depositado por vocês e diariamente aqui no meu blog farei a atualização de quanto temos na minha conta e quanto temos na da Valéria. 
Queria anexar aqui a proposta de desconto que fizemos pra empresa, mas acho que não tem como anexar arquivo no blog então quem se sentir interesse em ler a proposta é só me falar que eu mando por e-mail ou por facebook. Esta linda! Super completa explicando o projeto super direitinho. Também queria anexar o orçamento, mas como não é possível, tirei print dele. 


 Também tirei print da minha conta bancária, que esta zerada no momento, então todo o dinheiro que entrar nela será exclusivamente usado para o projeto sem risco de confundir o meu dinheiro com o do projeto.


Informações para doações:
Yasmin Barbosa Seoane
CPF: 154.468.067-86
Banco Santander 033
Agência 4215
Conta corrente 010546105

OBS: Quem doar mais do que 30 reais ganhará uma surpresa! É só me enviar um comprovante da sua doação por e-mail (yasmin.seoane@gmail.com) ou facebook. 

Qualquer dúvida/informação/ideia estou 100% disponível nos comentários do blog, no facebook ou por e-mail. 
Conto muito com a ajuda de vocês! 

Kibera
Sala de aula da escola "Fruitful Talent Center"
Lugar onde os 25 órfãos dormem
Algumas das crianças da escola "Fruitful Talent Center"
Obs: Clique nas fotos para amplia-las.

22 comentários:

  1. Querida, estou tentando repassar a ideia de ajudar a professores da Universidade... Vou contribuir em breve, mas eles, logicamente podem ajudar mais, financeiramente falando. Cross your fingers... Fabi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, muito obrigada, Fabíola! Tô com os dedos cruzados e pensamento positivo, pode deixar! :)
      Beijo!

      Excluir
  2. Este post tem, segundo a Yasmin me falou, umas 500 visualizações! Se cada um der 10 reais já dava pra comprar um tanque para captar água... Vamos lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, papi! Se cada um doar um pouquinho, juntos podemos fazer a diferença :)

      Excluir
  3. Doado!
    Que consiga o quanto antes o dinheiro necessário, Yasmin!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Yasmin! Sou André Negrão, ex-aluno e amigo do professor Cainho. Fiz uma contribuição por DOC que deverá cair amanhã (27/02). Já te mando o comp por email.
    Muito sucesso a vc, seus parceiros e às crianças de Fruitful nesta grande missão!!!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André
      Muito obrigada pelo apoio e pela contribuição!
      Continue acompanhando pra ver o que juntos conseguiremos :)
      Abraço!

      Excluir
  5. Din din na conta Min ! Bom proveito ! E que a água que tantos de nós brasileiros. infelizmente ainda, desperdiçamos chegue a estas pessoas! Elas merecem uma vida melhor !!!bjs Tia Martinha, Tio Augusto ,Carol Ondinha e Ariel!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela ajuda! A doação de vocês fará toda a diferença pra mudar a vida de mais e mais crianças.
      Saber doar é uma virtude!
      Beijão, queridos

      Excluir
  6. Bom dia Yasmin,

    Aurélio, amigo meu, vai ajudar também - deve entrar amanhã. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amiga,tomara que vcs consigam alcançar o objetivo exposto, vou fazer a minha parte.
    Mas necessito saber como posso fazer para ajudar aí, onde vcs estão. Tenho muita vontade de realizar mais ostensivamente esse tipo de tarefa. Se puderem me orientar ficarei grata. Sou professora do Estado, não sei falar inglês, arranho pouca coisa no francês e tenho 51 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Angélica
      Eu estou na capital do Quênia e aqui muitas pessoas precisam muito de ajuda! Mas sinceramente é difícil vir pra cá sem saber falar em inglês. Se quiser vir ajudar na África te aconselho a procurar por Moçambique, já que lá eles falam português.
      Muito obrigada pela ajuda!
      Beijo

      Excluir
  8. Oi Yasmin, posso auxiliar no que precisares, pois falo Inglês desde criança.

    ResponderExcluir
  9. Olá Yasmin, gostaria que me enviasse por email o seu projeto, pode ser?
    Fica mais fácil mobilizar meus amigos! Grande abraço e sucesso!!!! Parabéns pela iniciativa!!!!!
    Ana
    alucia86@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Yasmin, que linda iniciativa!!! Sou mãe da Clara da Psico da UFRJ, te conheci numa aula que fui dar lá no final do ano passado, lembra? Parabéns, esse trabalho deve ser demais, e tenha certeza de que esse aprendizado será para toda vida, com certeza vc se tornará um ser humano muito melhor. Vou fazer a contribuição e depois te mando o recibo. Queria te dar uma sugestão para aclarar ainda mais o projeto de vocês. Quando se pede doações as coisas tem que estar muito claras. É bom que todo projeto tenha um começo, meio e um fim. É muito bom para as pessoas que contribuem, verem que sua contribuição virou realidade em algum projeto concretamente. Por isso sugiro que vcs deixem claro que as contribuições são para resolver o problema de água de um numero determinado de escolas, dentro de um determinado período onde seja possível vocês apresentarem o produto final. Imagino que vcs devessem fazer para uma escola para aprender tudo. Colocar uma idéia em operação exige uma série de coisas, pessoas, tempo, conhecimentos. Então depois desse aprendizado, vcs vão poder dizer se dá prá fazer para mais escolas e quantas, ainda no período que estiverem aí. Sendo assim, além de aclarar o número de escolas e o tempo de ter o resultado, vcs deveriam também dar um prazo para as contribuições, seria bom que encerrassem antes do início do projeto. Quando se pede doações todo cuidado é pouco e as devolutivas têm que ser muito concretas e claras também.Espero ter ajudado. PARABÉNS novamente, grande beijo, amanhã mando a contribuição. Jussara Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jussara
      Claro que me lembro de você! Que bom ver você acompanhando aqui!
      Então, as doações vão até o dia 07/02 porque como eu vou embora daqui no dia 15/02 preciso de uma semana pra investir o dinheiro doado. Hoje concluímos com sucesso o projeto na primeira escola e agora temos até sexta feira pra arrecadar dinheiro suficiente pra implementar o projeto na segunda escola. Já estamos bem encaminhadas, porque temos 980 USD, mas amanhã depois de pesquisar os preços de tudo eu farei um post direitinho explicando o quanto precisamos. Da uma olhadinha no post de hoje pra ver o que conseguimos realizar até agora e quais são as ideias daqui pra frente.
      Claro que ajudou sim! Obrigada pelo apoio! :)
      Beijão!

      Excluir
  11. Yasmin, depositei mais um pouco ontem.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Yasmim! Acho o trabalho voluntário seu e de sua amiga colombiana maravilhoso!!! Gostaria muito de ajudar a escola Fruitfull Talento Centre, como faço? Você ainda está na Africa?

    ResponderExcluir